top of page

A principal fonte de contato com este tóxico é através da ingestão de mel produzido com o néctar das flores das plantas abaixo descritas. A grande maioria destas flores são muito apreciadas como flores de jardim.

Para além da ingestão de mel, a ingestão direta de flores ou folhas destas plantas pode também levar à intoxicação, dada a presença destes compostos nesses locais.

​

Pensa-se que o local de origem deste mel tenha sido na costa da Turquia junto ao mar Negro, onde se encontram muitas das espécies de plantas produtoras de grayanotoxinas. Supoem-se que muitos dos outros casos de intoxicações encontrados noutros pontos do mundo tenham derivado de importalções do mel.

​

Há relatos também de intoxicações provocadas pela ingestão direta das plantas cultivadas como flores de jardim [1].

[h]

[4]

[i]

[j]

[k]

[l]

[m]

  • Para além do efeito tóxico destes compostos, têm-lhe sido atribuidas propriedades medicianis, sendo estas plantas utilizadas há muitos anos pela medicina tradicional chinesa.

​

  • Alguns estudos têm sido feitos no sentido de ilucidar essas propriedades terapêuticas, como a sua capacidade anti-hipertensora e estimuladora da produção de insulina. No entanto, há luz dos conhecimentos atuais os seus benefícios não se encontram provados e o seu uso terapêutico não é recomendado, podendo ser perigoso.

​

  • Apesar do perigo inerente ao consumo destas plantas com graianotoxinas, existem produtos contendo estes compostos em lojas de venda online como sendo benéficos para o tratamento de arterite rematoide, infeções fungicas cutâneas, etc.. [1]
bottom of page